quinta-feira, 16 de junho de 2011

CINCO MÚSICAS NACIONAIS COM NOMES DE MULHERES

A música brasileira é extremamente rica e versátil em estilos, vertentes e ritmos. Quanto mais se escuta, mais se aprende e mais se descobre acerca de sua qualidade e criatividade. Aqui destaco, entre muitas composições com nomes de mulheres, cinco das minhas preferidas. Ficaram de fora pérolas como Ligia, Carolina, Maria, Maria, Flora, Conceição, apenas para citar algumas das mais de cem músicas que pesquisei para fechar este trabalho. Imagino que os amigos leitores terão outras indicações e espero que as registrem nos comentários, pois isso é bom para comprovarmos a riqueza de nossa produção musical. Aproveitem!


BEATRIZ - Edu Lobo – Chico Buarque

Edu e Chico já escreveram juntos várias músicas, todas excelentes. A sensibilidade e o conhecimento de harmonia de Edu dão um sentido especial às letras do Chico. Destaco a gravação de Milton Nascimento para a trilha do musical GRANDE CIRCO MÍSTICO, de 1983, que é definitiva! Segundo Leny Andrade, atual grande dama da música brasileira, fica difícil ouvir outra gravação depois que o Bituca carimbou a versão dele para essa obra de arte. Penso que apenas uma cantora conseguiria tal feito, mas, infelizmente, ela nos deixou em 1982 e atendia pelo nome de Elis.


LUIZA – Tom Jobim

Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim é um gênio. Ponto! A qualidade de sua obra pode ser comparada aos grandes compositores e clássicos americanos e, na minha opinião, ao lado de Villa-Lobos e Chico Buarque forma a santa trindade da música brasileira de todos os tempos. Criou a bossa nova e influenciou muitos artistas, com harmonias complexas, sofisticadas e geniais pela simplicidade e originalidade. A letra dessa música é de uma beleza estética impressionante, num envolvente jogo de palavras que acompanha a melodia em crescente e emociona pela forma como ele cria atalhos e encontra saídas harmônicas surpreendentes. Adoro a gravação feita em dueto vocal com Edu Lobo, no disco Tom e Edu, de 1981.


MADALENA – Ivan Lins – Ronaldo Monteiro

Elis Regina consagrou essa música numa gravação espetacular de 1971, ainda jovem, no disco ELA. César Camargo Mariano escreveu um arranjo magnífico que explora de forma competente a extensão vocálica dela, imprimindo um crescente harmônico com balanço, sensibilidade e numa levada rítmica quebrada, diferente do registro original de Ivan Lins. Elis a regravou ao vivo em 1979 no Festival de Jazz de Montreux na Suíça, com uma super banda que incluía Hélio Delmiro (guitarra), Luisão Maia (baixo), Chico Batera (percussão) e Paulinho Braga (bateria).


MARINA – Dorival Caymmi

Um clássico da MPB, samba-canção de 1947, composto e gravado pelo mestre Dorival naquele mesmo ano. Foi registrado por outros excelentes intérpretes, como Nélson Gonçalves e Francisco Alves, mas a versão que fez mais sucesso foi a de Dick Farney, exímio pianista e cantor que possuía um registro vocálico aveludado raro, um artista completo, que se apresentou nos Estados Unidos ao lado de Nat King Cole, David Brubeck e Bill Evans. Marina recebeu inúmeras gravações, entre elas a de Maria Betânia em 1968. Gosto muito da versão pop extremamente original feita por Gilberto Gil, em 1979, no ótimo disco REALCE.


ROSA – Pixinguinha – Otávio de Sousa

Essa pérola é outra obra de arte da música popular brasileira, composta em 1917 e imortalizada através de gravações extraordinárias do seresteiro Silvio Caldas e de Orlando Silva, ‘o cantor das multidões’. Gosto muito, também, da gravação de Marisa Monte no disco MAIS, de 1998, delicada e sutil, com arranjo minimalista executado pelo tecladista japonês Ruyichi Sakamoto. Ficou elegante e moderna, mas manteve o rigor da melodia e o andamento original de valsa. A letra é um tratado perfeito de como se deve, formalmente, elogiar uma mulher, deixando-a envaidecida e, literalmente, nas nuvens.

5 comentários:

  1. realmente "Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim é um gênio...", por isso dê um jeito de aumentar a lista para 6 trate de registrar a apresentação de Lígia.
    grato por mais essa pérola, grande abraço e felicidades aos leitores deste blog,

    ResponderExcluir
  2. Du tem razão qdo desejou felicidades aos leitores desse .Parabens querido. Continue assim . Deus t abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Maria Betânia, tu es para mim a............do velho Capiba, além de frevista, também um romantico

    ResponderExcluir
  4. Realmente escolher 5 músicas com este mote foi muito difícil e cada que ler vai lembrar de sua favorita que pode ter ficado de fora. Só espero ninguém sugerir "Forentina". Parabéns pelos extos. abração.

    ResponderExcluir
  5. Maurinho, ponto para vc pois ganhou de mim. Entrei aqui no comentário para sugerir Ana Júlia (sou moderninha, fazer o que?!). .kkk

    ResponderExcluir