Pai, que felicidade acompanhar a chegada de seus oitenta anos e ver como o senhor cuidou tão bem do seu corpo e de sua cabeça, como respeitou as mudanças naturais da vida e como tem aproveitado, sabiamente, tudo o que se apresenta, de forma equilibrada e saudável. Não bastasse isso, encanta-me constatar como tem cuidado tão bem de todos nós. Tenho pensado em tantos momentos felizes que já passamos, das bagunças e risadas em nossas viagens, da riqueza e criatividade dos improvisos, das chegadas e partidas por tantas cidades, tudo sempre foi tão único, tão profundo e tão verdadeiro.
Quando as dificuldades apareciam e tudo ensaiava ruir, acostumamos a nos recolher, compreender, aceitar, levantar a cabeça, buscar as boas novas, recomeçar, valorizar e aproveitar cada oportunidade para evoluir e transcender. Esse crescer tão diferente e tão cheio de situações inesperadas nos lapidou e nos preparou para as coisas da vida, pois a vida é arte da mudança, é adaptação, é o pão novo de cada dia. Assim, quando mamãe precisou visitar outros planos, o senhor foi pai, foi mãe, foi amigo, foi honesto ao dizer que não sabia exatamente o que iria acontecer, foi atencioso, foi sincero, foi presente, tornou-se o espelho nosso do que produzimos e o reflexo de tudo isso aqui está, aqui estamos, aqui estaremos, juntos e felizes.
A escola da vida lhe forjou na arte da solidariedade, da educação, da gentileza, da humildade, ensinou-lhe a abrir mão de muitas coisas aparentemente boas e fáceis em prol de oportunidades para os que estavam à sua volta, de interromper seus estudos pelas dificuldades financeiras e o senhor foi aluno e diretor de sua própria escola, criou lógica, equações e métodos pessoais, reinventou-se e, mesmo quando muitos diziam não, o senhor foi sábio e coerente ao respeitar suas intuições, seu código próprio de conduta, virou-se nos trinta, ou melhor, continua virando-se muito bem nos oitenta.
Recordo-me, também, de algumas passagens que compramos para viagens equivocadas, canoas furadas, estradas sem saída, mas o senhor estava sempre lá, maquinista a nos esperar nas estações do mundo com braços e sorrisos abertos, farol a iluminar os caminhos de nossas embarcações, cais e porto seguro de nossos destinos, respeitando nossas curiosidades e necessidades de aventuras e descobertas, tudo de forma razoável, sem cobranças exageradas, sem discursos teóricos incoerentes, simplesmente oferecendo-nos carinho, atenção e exemplos positivos.
Fico imaginando como, às vezes, deve ser difícil ver e aceitar tanta mediocridade, ostentação, falta de ética, um deslumbre de superficialidades e atitudes que são diametralmente opostas à sua personalidade, às coisas que acredita e que valoriza. Tenho guardado os valores que o senhor sempre nos passou de serenidade, dignidade, atenção e respeito ao próximo, às crianças, idosos e animais. Recorro ao poeta Vinícius de Moraes para fechar esse registro em forma de homenagem: existiria verdade, verdade que ninguém vê, se todos fossem no mundo iguais a você! Em nome dos irmãos e de toda a família, obrigado por tudo, desejamos-lhe muitos anos de saúde, paz, alegria e que Deus o proteja. Amamos você!
Marcinho, com os olhos cheios de lágrimas te agradeço por representar tão bem meus sentimentos ( nossos , ouso dizer ), com essa essa pessoa tão especial e iluminada que é o nosso pai. Os que sabem de nossa história sabem do que estamos falando e a cada dia tento passar adiante pros meus filhos toda essa grandeza que seu Onésimo rega em nossas vidas .
ResponderExcluirSem dúvida , o mundo seria muito melhor com mais Onésimos por aí !
Te amo, pai !!! Obrigado a Deus por meu pai ser justamente o seu Onésimo !
Tonho.
Um dos motivos dos Cost'Almeida serem especiais, é por causa de Tionésimo. Ele agregou, com certeza, valores preciosos para a família Costa. Parabéns Tio! Parabéns Marcinho, pelo lindo texto.
ResponderExcluirPra mim não é novidade ver um texto deste. Vc realmente foi ,é e sempre será o mesmo menino bom que eu vi crescer. Coração maravilhoso. Consegue ter humor até em momentos que a vida não te favoreceu. Parabens meu querido por dar tanto valor à sua familia e a vida. Bjs desta tia que lhe quer muito bem .Deus o abençoe.
ResponderExcluirLindo, lindo ,lindo!! o melhor ainda é poder ler de forma tão sutil o que representa o "seu" Onézimo para todos nós!
ResponderExcluirMarcinho, Maurinho, Dú e Tonho, vou logo avisando, o seu Onézimo É NOSSO!!!!! um bjo Vê.
Marcinho, parabéns e obrigado pelo texto que, com certeza, retrata o que Papai representa para todos nós.
ResponderExcluirPai, mais uma vez obrigado pela vida, pelo exemplo de vida, pela vida que vive e viveu em prol do bem de todos nós.
Marcin...você hoje vai me perdoar...mas os méritos são para tionezimo por ter todas essas qualidades é muito difícil no mundo de hoje alguém poder dizer com tanto primor o que você testemunhou. Quisera eu um dia ouvir alguém dizer-me pelo menos uma frase de tudo que li.Parabéns tio por fazer desses maravilhosos homens pais espelhados em seu caráter e conduta.Me orgulho muito de todos vocês, eu não consegui fazer acompanhada o que o tionezimo fez sozinho. Parabéns a todos vocês família de homens de peso...bjus
ResponderExcluirSó voçe mesmo Marcinho pra colocar tão bem as qualidades de TiOnézimo,bjs ANE
ResponderExcluirMarcinho, mais uma vez, palavras com alma, prazer em relatar o orgulho de um pai tão presenrte e amigo, superações vencidas em conjunto, estrutura familiar que TIONÉSIMO soube muito bem conduzir sempre ao lado de vocês. TIONÈSIMO, parabéns por suas atitudes e muitas alegrias e saúde para continuar-mos tendo o prazer de conviver com uma pessoa tão presente e equilibrada. Queria muito ter ido nos seus oitenta, mas.......,,,,, não me chamaram. Tio, você sabe o quanto te amo!!!! Parabéns e saudades de você. Marcinho, mandou muito bem. Beijussssssssssssssssss..... pra todos. ENE.
ResponderExcluir